Para maiores informações e consultas, add o e-mail, umbandadepaijaco@hotmail.com

sexta-feira, 6 de abril de 2012

QUARESMA E UMBANDA


A Quaresma é onde Nossos Orixás e Guias de primeira linha ou Primeiro Escalão param para Avaliação do Ano Espiritual em termino, é também onde traçam o Plano Espiritual para o Ano a começar.
Antigamente os Terreiros fechavam no período de Quaresma, fechavam na Gira de Cinzas onde os filhos eram cruzados pelos Pretos Velhos com Cinzas afim de proteção contra fluidos negativos e maus Espíritos neste período, e só reabriria na Sexta Feira Santa , onde se iniciava a Vigília.
Traçava-se um Cruzeiro no chão com pemba e o contornava com velas brancas , assim velando o Cruzeiro e rezando diversos terços até o estouro de Aleluia.
O Conga era fechado com cortinas roxas ou brancas os Santos cobertos e tudo só era retirado após o estouro de Aleluia.
No sábado de Aleluia ao meio dia os Pretos Velhos faziam a incorporação em seus médiuns , estouravam a Aleluia , e faziam o levantamento do Cruzeiro Velado, estava cumprida a penitencia de Quaresma e os médiuns já preparados para a Ceia de Páscoa. Neste Período fechava-se a Casa para a caridade.
Porém hoje não mais conheço Terreiros que façam tal Ritual por completo.
Hoje dentro da Quaresma os Terreiros dão continuidade à caridade, porem não se pode atuar com:Orixás , Falangeiros , Capangueiros, Caboclos, Pretos Velhos e Eres.
Mas podemos atuar com as 2ª Linhas ou Linhas de Segundo Escalão, como: Boiadeiros , Baianos , Marinheiros e Exus ( este ultimo não muito recomendado) assim dando continuidade á caridade,
porem sem se esquecer de nos redimirmos de nossos pecados e falhas.
Nos dois casos citados faz-se na noite da Quinta Feira Santa (Quinta Feira Maior) uma oferenda aos Exus a fim de proteção para o novo Ano Espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário