Para maiores informações e consultas, add o e-mail, umbandadepaijaco@hotmail.com

domingo, 29 de abril de 2012

FILOSOFIA DA UMBANDA

Na Umbanda não tem lugar para vaidades e ostentações. Ela prega a pureza de pensamentos e atitudes alicerçados em um profundo censo de humildade e simplicidade. Todos são recebidos de braços abertos, não importando raça, credo religioso e situação financeira. A Umbanda ensina a todos os seus seguidores fiéis, a adotar a Doutrina do Tríplice Caminho, ou seja, mente sã, corpo são, atitudes sadias. Esta Doutrina tem sido adotada hoje em dia por diversas religiões, mesmo aquelas mais conservadoras, pois espelha as atitudes de Cristo, em sua passagem pela Terra.
A Umbanda em sua forma simples, mais de grande sinceridade, planta no coração das pessoas a semente da caridade e do amor ao próximo, pois as entidades de forma abnegada e atuante auxiliam os filhos participantes dando exemplos práticos de fraternidade.
O exemplo do Cristo e de outros Iluminados é a base da filosofia de Umbanda, sendo Jesus – O Cristo, considerado o tutor responsável máximo pela nossa morada planetária. A Doutrina de Umbanda prega a filosofia da reencarnação como purificador dos espíritos endividados, onde quem deve paga e quem tem direito recebe. Os que sabem mais, ensinam aqueles que sabem menos. Isto é a pura justiça divina aplicada na vida das pessoas de forma honesta e verdadeira.
O respeito a natureza e a toda obra Divina é ponto fechado na filosofia Umbandista, todos tem oportunidade de trabalhar e em primeiro lugar é mais importante servir do que ser servido.
Na Umbanda quanto mais elevado na hierarquia, mais se trabalha em benefício do próximo, sendo que todos sentem prazer e alegria em ajudar, ou seja, os que estão colhendo ficam felizes em ensinar o irmão a plantar. Outro ponto importante que vale destacar é o fato da Umbanda não chocar o grau de consciência de ninguém, ou seja, aqueles que tem uma cultura maior as entidades explicam e orientam as coisas de formas mais técnicas e elaboradas. Já os mais humildes, de forma paciente, são tratados e orientados em uma linguagem mais simples onde a mensagem é entendida com clareza e sem traumas.
A Umbanda na sua forma silenciosa de agir, tem o objetivo de agrupar como numa única doutrina os quatro pilares do conhecimento a Religião, Ciência, Filosofia e Arte. Se hoje o mundo está se mantendo de forma precária, se já não existe respeito pelo próximo ou mesmo um censo de solidariedade na humanidade, é porque estas quatro doutrinas estão caminhando em sentido contrário. Uma combatendo e negando a outra. Por exemplo: Arte, com sua liberdade de pensamento, critica a Religião pela sua forma obcecada de fé. A Religião critica a Ciência pela sua descrença na manifestação divina da criação da vida. A Ciência combate a Filosofia por sua forma teórica e pouco prática de atuar no cotidiano. A Filosofia critica a Arte, por preocupar-se apenas com a parte estética do mundo. Tudo isto que foi descrito, é motivo de brigas e discussões por séculos e séculos. Se essas doutrinas estivessem agrupadas, como deseja a Umbanda, o mundo estaria muito mais solidário e fraterno. Por exemplo: o médico ao atender os pacientes em seus consultórios, aplicariam a Ciência para realizar a cura, ao mesmo tempo que procurariam através do seu conhecimento de Filosofia, a real causa do mal (que tem suas raízes nos aspectos psicossomáticos) para poder ajudar a pessoa a não permitir que o problema volte a acontecer. Tudo isto com um incentivo a vida dado por ele, médico, para que o paciente não desanime de lutar pela recuperação, coisa que só a Religião sincera pode dar. A Arte nesta alquimia atua no médico com a alegria e prazer de executar sua tarefa de cura com boa vontade, harmonia e um sorriso nos lábios, o que gera no paciente, mais um elemento catalizado de cura induzido pelo médico, que na verdade se transformou num Médico-Sacerdote-Mago-Amigo...
Se observar atentamente o que foi descrito acima, vai perceber que este tipo de atuação corresponde exatamente ao comportamento das entidades dentro dos terreiros. Respeitando os consulentes de forma abrangente em qualquer situação e em qualquer tipo de problema. Como pode ver a Umbanda na sua simplicidade demonstra ser uma Religião milenar com uma cultura e ritualística única em todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário