Para maiores informações e consultas, add o e-mail, umbandadepaijaco@hotmail.com

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O QUE É A UMBANDA?

UMBANDA, é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretizava vários elementos inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras. A palavra UMBANDA deriva de m'banda, que em quimbundo significa “sacerdote” ou “curandeiro”.
As raízes da Umbanda são difusas. Segundo os umbandistas, ela foi criada em 1908 pelo Médium Zélio Fernandino de Moraes, sob a influência do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Antes disso, já havia, de fato, o trabalho de guias (pretos velhos, caboclos, crianças), assim como religiões ou simples manifestações religiosas espontâneas cujos rituais envolviam incorporações e o louvor aos Orixás. Entretanto, foi através de Zélio que organizou-se uma religião com rituais e contornos bem definidos à qual deu-se o nome de UMBANDA.
Nesta época, não havia liberdade religiosa. Todas as religiões que apontavam semelhanças com rituais afros eram perseguidas, os terreiros destruídos e os praticantes presos.
Em 1945, José Alvares Pessoa, dirigente de uma das sete casas de Umbanda fundadas inicialmente pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, obteve junto ao Congresso Nacional a legalização da prática da Umbanda.
A partir daí, muitas tendas cujos rituais não seguiam o recomendado pelo fundador da religião, passaram a dizer-se umbandistas, de forma a fugir da perseguição policial. Foi aí qua a religião começou a perder seus contornos bem definidos e a misturar-se com outros tipos de manifestações religiosas. De tal forma que hoje a Umbanda genuína é praticada em pouquíssimas casas.
Hoje, existem diversas ramificações onde podemos encontrar influências que utilizam a palavra Umbanda, como as indígenas (Umbanda de Caboclo), as africanas (Umbandomblé, Umbanda traçada) e diversas outras de cunho esotérico (Umbanda Esotérica, Umbanda Iniciática). Existe também a Umbanda Popular, onde encontraremos um pouco de cada ancestralidade, onde o sincretismo (associação de santos católicos aos orixás africanos) é muito comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário